Mister Bus – Ajudando para ninguém ficar perdido.

Não tem como ficar perdido no centro de BH sem saber qual ônibus pegar, porque se há a duvida sobre a melhor linha ou o melhor trajeto, basta achar Ricardo Teixeira, ou melhor, o famoso Mister Bus, que ele estará disposto a ajudar. Também conhecido como “O BHTRANS”, “o BHBus”, “o Busão”, “o cabeça de ônibus” ou “quanto é a passagem”, ele está lá, informando os cidadãos não somente sobre linhas de ônibus, mas tudo sobre educação no trânsito. Mister Bus: sua história como corredor e seu trabalho exemplar para a comunidade.

Astronauta27: Então Mister Bus, quando começou seu interesse por ônibus?
Mister Bus: Desde criança eu já gostava de brincar de ônibus usando caixas de caldo de carne e maços de cigarros. Mais tarde, usei uma Kombi por seu formato parecido com os antigos monoblocos. No início, eu me interessava apenas pelos ônibus, depois passei a despertar meu interesse também pelo sistema de transporte.

Astronauta27: E quando foi exatamente?
Mister Bus: Quando a Metrobel, órgão que antecedeu a Bhtrans na fiscalização do transporte e transito de BH, decidiu padronizar a pintura e reestruturar as linhas em 1985. Fiquei curioso com as mudanças.

Astronauta27: E o trabalho relativo com a informação sobre as linhas, começou aí?
Mister Bus: Na verdade não. Em 1996, após perder o emprego em um consórcio, decidi começar a fazer o guia de linhas de ônibus. Comecei no Barreiro, onde moro, mostrando os itinerários e quadros de horários. Também fiz meus primeiros folhetos explicativos neste ano. Logo em seguida decidi fazer o guia de toda a cidade, e andei bastante de ônibus para conhecer e entender seus itinerários.

Astronauta27:Quanto ao nome Mister Bus, de onde veio a inspiração?
Mister Bus: A inspiração veio do Mister M, adotei o nome Mister Bus quando o mágico veio ao Brasil, em 1999.

Astronauta27: E a idéia do chapéu em forma de ônibus?
Mister Bus: Em 1999 também participei de uma corrida pela primeira vez caracterizado de Mister Bus. Comprei um ônibus de brinquedo em uma loja de R$1,99 e criei o famoso chapéu, colando setas de borracha para identifica-lo como um ônibus de Belo Horizonte. Assim, fui para a meia volta da Pampulha.

Astronauta27: Então você também corre?
Mister Bus: Sim, já corri bastante, participei de corridas importantes, mas hoje mantenho o esporte somente pela qualidade de vida.


Astronauta27: E quando você começou a competir?
Mister Bus: Em 1982 comecei a correr profissionalmente. Fiz minha estréia em um percurso de 21 quilômetros entre a Praça do Papa e o Mineirinho, mas ainda não tinha a técnica, acabei parando no meio do caminho para lanchar e descansar.

Astronauta27: Dentre as competições que você participou, quais foram as mais significativas?
Mister Bus: Entre 1989 e 1994 tive mais destaque nas corridas. Já venci e fiquei bem destacado em diversas provas, entre elas conquistei o 5º lugar na maratona de Blumenau de 1989 e o 3º lugar na modalidade por categoria da Maratona do Rio de 1993. Mas já corri em todas as principais provas do Brasil, incluindo a Meia Maratona da Pampulha, A Meia Maratona do Rio e a Corrida de São Silvestre. Coleciono fotos, recortes jornais, troféus, medalhas e certificados.

Astronauta27: E você também mantém algum trabalho ligado às corridas e maratonas?
Mister Bus: Divulgo as corridas, o calendário, dou dicas de corridas e caminhadas, visando deixar os corredores sempre bem informados sobre o que está acontecendo nas Corridas de BH. Está tudo no meu site: http://www.misterbus.com.br/.

Astronauta27: Seu trabalho com educação no transito junto à divulgação através das corridas te abriram portas?
Mister Bus: Com a visibilidade através do guias e das corridas, em Março de 2002 fui contratado pela Bhtrans para trabalhar na gerência de educação de transito. Desde então sou responsável por educação no transito em todas as suas instâncias: informações sobre linhas do sistema de BH e região metropolitana, educação de motoristas, pedestres, taxistas, policiais e motoristas rodoviários. Também realizo palestras e campanhas educativas com os motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância de respeitar as leis de trânsito para respeitar a vida e a do próximo com distribuição de folhetos educativos nos cruzamentos da cidade, para os internautas que tenho cadastrados por e-mail, Comunidades do Orkut, aos órgãos e empresas de transportes e a imprensa.

Astronauta27: Hoje, quais são as empresas ou organizações que valorizam o seu trabalho?
Mister Bus: O meu trabalho é respeitado pelos usuários de ônibus, operadores e empresas de ônibus, como o SETRABH, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de BH, SEST/SENAT de BH e Contagem e BHTRANS, onde trabalho na Gerência de Educação para o Trânsito.

Astronauta27: E como você faz para se manter atualizado?
Mister Bus: Para aprimorar os trabalhos educativos participo de debates, seminários e cursos.


Astronauta27: Você recebe apoio de mais alguma empresa para a realização do seu trabalho?
Mister Bus: Atualmente recebo o apoio da Rouxinol turismo, uma empresa de ônibus que faz serviço de fretamento, por isso meu chapéu-ônibus apresenta o layout desta empresa. Lá, estou treinando os motoristas com a legislação e o melhor a se fazer nas diversas situações encontradas no trânsito. Tenho enfatizado o uso do cinto de segurança, também os lembrando de alertarem os passageiros para seu uso. A Rouxinol Turismo também me fornece tênis, agasalhos para correr nas corridas de rua de BH. Já tive também apoio da Útil e, sempre que podia, viajava para as corridas do Rio de Janeiro, pois a empresa me fornecia o transporte e alojamento.

Astronauta27: E você continua o trabalho autônomo com a publicação do guia?
Mister Bus: Sim, hoje meu guia está na edição 37, o qual, também faço a arte e diagramação. Ele é encontrado nas bancas da Praça Sete. Além do guia e site faço palestras e campanhas educativas com os motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância de respeitar as leis de trânsito para respeitar a vida e a do próximo com distribuição de folhetos educativos nos cruzamentos da cidade, para os internautas que tenho cadastrado por e-mail, Comunidades do Orkut, aos órgãos e empresas de transportes e a imprensa, e para aprimorar os trabalhos educativos participo de debates, seminários e cursos.

Astronauta27: Ainda sobra tempo para ir para as ruas?
Mister Bus: Pela Bhtrans, eu fico nas ruas auxiliando a população em geral há achar o melhor trajeto ou a linha que os leve de forma mais rápida ao destino pretendido. Normalmente estou próximo ao Hotel Winbledon, na Afonso Pena. Sempre encontro pessoas com duvidas quanto à numeração e trajetos sabe, principalmente entre turistas e pessoas do interior do estado. Mas, fora da empresa onde trabalho o meu serviço continua, como cidadão, principalmente aos fins de semana e feriados, com distribuição de folhetos educativos nos cruzamentos, pois são nessas épocas é que acontecem mais acidentes, pois infelizmente a maioria dos motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas e pedestre são imprudente no trânsito, e acidente não tem aviso, então faço um trabalho de conscientização para reduzir o número de acidentes.


Astronauta27: E quanto ao acidente que o afastou do trabalho, como foi?
Mister Bus: Este ano marcou muito para mim, pois em 22/07, fui vítima de bala perdida na Praça 7, que atingiu os meus 2 pés , sendo o pé esquerdo foi o mais prejudicado, pois tive fratura exposta, próximo ao tornozelo, que me tirou temporariamente do trabalho e das corridas, mas estou recuperando bem. Logo os meus pés que dependo para trabalhar e correr... Procurei informações e todo o tipo de ajuda para eu recuperar mais rápido. É como diz o ditado, “Que o mal que vem para o bem”, pois infelizmente com o acidente, fez unir mais a minha família, passei a cuidar mais de mim, me alimentar melhor, administrar melhor a minha vida. Agora eu quero é ter muita saúde, trabalhar muito para pagar as contas, viver, curtir a vida. E por outro lado, me deu um tempo para me concentrar na criação dos meus folhetos explicativos e aperfeiçoar o guia.