Eu - Para Metodologia de Pesquisa

Eu

Sou Wander Marcos Adriano, tenho 22 anos, estudante do quinto período de Comunicação Social. Atualmente faço estágio na Sociedade Mineira de Engenheiros e dou aulas de inglês, italiano e espanhol no Centro Cultural Tfla. Também sou técnico em edificações. Gosto de nadar, ver filmes e peças de teatro, ir a restaurantes e viajar.

Trajetória pessoal que o levou a optar pelo curso de comunicação.

A escolha por comunicação demorou um pouco. No ensino médio, fiz também um curso técnico, edificações, onde ficou claro para mim que não era nessa área que eu gostaria de prosseguir meus estudos. Decidi observar o que tinha a minha volta para fazer uma nova escolha, porque até então para mim era certo continuar e me formar em engenharia. Eu já dava aulas de inglês e pensei que seria bom aproveitar esse conhecimento num curso universitário. Logo, em 2002, meu chefe me convidou para participar da primeira turma de italiano da escola, para que após dois anos de curso eu pudesse lecionar também essa língua. A professora estudava relações internacionais e me apresentou o curso, que me fascinou. Então meu primeiro vestibular foi para esse curso, e eu cursei um semestre na Puc do Coração Eucarístico. Entretanto o curso não satisfazia minhas expectativas. Isso aliado a problemas financeiros me fizeram abandonar e repensar o que fazer. Experimentei a orientação vocacional, mas não me ajudou muito, o resultado foi 33% para cada área; humanas, exatas e da saúde. Fui para a psicanálise, acreditando que se eu me conhecesse melhor acharia o curso ideal. E ao longo das consultas, fui me definindo pela comunicação. Como eu sabia que deveria pagar o curso, além de mais algumas contas da casa, tive de montar uma rotina que conciliasse tudo. Achei a proposta do curso na Puc a mais moderna oferecida em BH e ela me permitiria continuar trabalhando. E neste semestre eu estou arriscando, diminui meus horários na escola de inglês e comecei um estágio à tarde.

Percepções sobre o curso até o momento.

O curso está dentro de minhas expectativas, gosto do engajamento social da comunicação e da sua importância na realidade cotidiana das pessoas. Os campos de trabalho e estudo da comunicação me fascinam. Tento não perder nenhum Intercom. Venho lendo bastante sobre marketing e planejamento de campanhas, acho que isso sintetiza o que quero dizer – Gosto de entender o processo no seu todo e a comunicação permite isso, entender as pessoas envolvidas, o publico, a ação e a empresa requerente.

Expectativas em relação à disciplina e o decorrer do curso.

Acredito que em Metodologia da Pesquisa aprenderei (aprenderemos) como escrever artigos científicos e trabalhos de pesquisa, além de ser o pontapé inicial para o projeto experimental. Já me defini pela Publicidade, e espero que a partir dessa matéria, eu também me sinta mais seguro para escrever artigos e apresentar um deles no Intercom.